FÍSICA DAS CORES
A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons (partícula elementar mediadora da força eletromagnética) sobre células especializadas retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico.
Para que a técnica de micropigmentação seja bem sucedida é extremamente importante o conhecimento da técnica das cores.
A combinação harmoniosa das cores com o tipo de pele é fator preponderante para o sucesso da maquiagem definitiva.
A cor é relacionada com os diferentes comprimentos de ondas do espectro eletromagnético. São percebidas pelas pessoas, em faixa específica (zona do visível), e por alguns animais através dos órgãos de visão, como uma sensação que nos permite diferenciar os objetos do espaço com maior precisão.
Importante saber diferenciar cor obtida aditivamente (cor luz), ou a cor obtida subtrativamente (cor pigmento).
No primeiro caso chamado de sistema RGB, temos os objetos que emitem luz em que a adição de diferentes comprimentos de onda das cores primárias de luz:
- Vermelho + Azul (cobalto) + Verde = Branco.
No segundo sistema (cor pigmento) iremos manchar uma superfície sem pigmentação (branca) misturando-lhe as cores secundárias da luz (também chamadas de primárias em artes plásticas):
- Ciano + Magenta + Amarelo.
Este sistema corresponde ao "CMY" das impressoras e serve para obter cor com pigmentos (tintas e objetos não-emissores de luz). Subtraindo os três pigmentos temos uma matiz de cor muito escura, muitas vezes confundido com o preto.
As cores primárias de luz são as mesmas secundárias de pigmento, tal como as secundárias de luz são as primárias de pigmento. As cores primárias de pigmento combinadas duas a duas, na mesma proporção, geram o seguinte resultado:
- magenta + amarelo = vermelho
- amarelo + ciano = verde
- ciano + magenta = azul cobalto
Focos de luz primária combinados dois a dois geram o seguinte resultado:
- azul cobalto + vermelho = magenta
- vermelho + verde = amarelo
- verde + azul cobalto = ciano.
A principal diferença entre um corpo azul (iluminado por luz branca) e uma fonte emissora azul é de que o pigmento azul está a absorver o verde e o vermelho refletindo apenas azul enquanto que a fonte emissora de luz azul emite efetivamente apenas azul. Se o objeto fosse iluminado por essa luz ele continuaria a parecer azul. Mas, se pelo contrário, ele fosse iluminado por uma luz amarela (luz Vermelha + Verde) o corpo pareceria negro.
Note-se ainda que antes da invenção do prisma e da divisão do espectro da luz branca (veja também difração), nada disto era conhecido, pelo que ainda hoje é ensinado nas nossas escolas que Amarelo/Azul/Vermelho são as cores primárias das quais todas as outras são passíveis de ser fabricadas, o que não é incorreto. As cores percebidas por nossos receptores visuais não correspondem as cores encontradas na Natureza.
Na Natureza amarelo, azul e vermelho são as cores de onde todas as outras se originam a partir de suas combinações:
- amarelo + azul = verde
- vermelho + amarelo = laranja
- azul + vermelho = roxo.
A combinação de cores primárias formam cores secundárias, que combinadas com cores secundárias formam cores terciárias e assim por diante.
Medição e reprodução
A fim de se poder ajustar os emissores luminosos (lâmpadas, e monitores em geral – displays) com a percepção natural do olho humano, para o qual são projetados e construídos, é preciso criar parâmetros de medida das cores. Os três parâmetros básicos são:
- Matiz – corresponde à intensidade espectral de cor (isto é, qual o comprimento de onda dominante);
- Brilho – corresponde à intensidade luminosa (isto é, mais brilho, mais luz, mais "claridade");
- Saturação – corresponde à pureza espectral relativa da luz (alta saturação = cor bem definida dentro de estreita faixa espectral; baixa saturaçao = cor "indefinida" tendendo ao branco, ampla distribuição espectral).
Interessante notar que as cores mais claras aparentam maior brilho, mas na verdade isto é devido ao efeito combinado de brilho e matiz. Também inclui-se a designação intensidade de cor, que é o efeito combinado de matiz e saturação. Um outro parâmetro que causa alguma confusão é a densidade de cor, que não diz respeito aos emissores e sim aos meios transparentes. A densidade de cor é uma medida do grau de opacidade (absorção da luz), combinado com a intensidade de cor; muito usado na avaliação de pedras preciosas.
Podemos dizer que quando dois diferentes espectros de luz tem o mesmo efeito nos três receptores do olho humano (células-cones), serão percebidos como sendo a mesma cor. A medição da cor é fundamental para se poder criá-la e reproduzí-la com precisão, em especial, nas artes gráficas, arquitetura, alimentação e sinalização. Existem diversos métodos para medição da cor, tais como a tabelas de cores, o círculo cromático e os modelos de cores.
Com esta pequena introdução sobre a física das cores, podemos demonstrar que os profissionais que atuam como técnicos em maquiagem definitiva, devem ter amplo conhecimento desta parte da física, de modo a garantir um resultado perfeito de seu trabalho.
Referências
[1] Serway Física óptica
[2] Wikipédia